terça-feira, 2 de junho de 2015

What goes around, comes around.

Já comentei por aqui, nos primórdios do blog, sobre minha infância de andarilha. Cheguei pequena em Floripa, aos 7 anos, no meio de um ano letivo, e tive que começar a frenquentar uma escola nova. Não bastasse a novidade do lugar, das pessoas, de ter que começar tudo do zero numa cidade nova, eu ainda tive que enfrentar toda uma metodologia nova que o colégio onde eu havia sido matriculada. Método Montessori. Precisei me acostumar com a ideia de sentar em círculo no chão da sala ao invés de carteiras, fazer cálculos matemáticos com cubos e barrinhas de madeiras coloridas que representavam unidades, dezenas e centenas, fazer as atividades escolares em grupos que se revezavam nas matérias durante a semana até que todos os grupos tivessem feito todos os exercícios. Eram muitas novidades para minha pequenina cabecinha. Engraçado que não me lembro muito bem do rosto dos meus colegas de turma, mas nunca me esqueci dos detalhes daquelas aulas, de como eu me sentia diferente estudando sentada no chão utilizando bloquinhos de madeira.
Foram 3 anos e meio estudando nesse colégio. Dali para frente voltei a frequentar escolas que seguiam os métodos tradicionais. Carteiras, livros e apostilas. Muito tempo se passou de lá para cá. Muita coisa se passou até eu desobrir que aquela maneira diferente de estudar que habitava minha memória mais remota, era muito bem indicada não só dentro do ensino educacional, mas também para as rotinas dentro da nossa própria casa. Basicamente, o método montessoriano é caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológias da criança. Nesse sentido, busca-se a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar. E foi nesse contexto que fui apresentada ao 'quarto montessoriano'. Um quarto pensado e planejado totalmente para a criança, com a cama numa altura em que ela possa sair com tranquilidade, brinquedos e objetos ao seu alcance, prateleiras e armários levando em conta a altura da criança. São só alguns dos detalhes visados por quem busca montar um quarto montessoriano. E já que liberdade é a palavra de ordem, a criatividade pode rolar solta e sem limites no quesito decoração..
Meu sonho fazer uma tenda dessas pro Arthur.

Cheer and colorful.

Estante de brinquedos acessível para os pequenos.

Essa folha de palmeira ❤️

Playroom dos sonhos!

Não fosse pelos móveis em tamanho mini, poderia dizer que é um quarto de gente grande.

So cute.

Simple & Beautiful.

Caminha montessoriana de patchwork. Muito amor!

O mesmo quarto, outro ângulo.

A-M-E-I a ideia da casinha pintada na parede.

Um desses para mim tava ótimo. Para MIM, não pro pequeno..

Ok, parece uma caminha de cachorro, mas eu gostei..

Perfect! (salvo na pasta de ideias para o futuro quarto do Arthur)

Rústico e fofo.

O espelho na parede é quase um must have do quarto montessoriano. As crianças adoram!

Adoro a simplicidade e a beleza desses quartinhos.
Na falta de um quarto, dá para fazer um cantinho montessoriano pela casa também.
Quando eu descobri o tal 'quarto montessoriano', o Arthur já tinha lá pelos seus 4 meses, e confesso que, apesar de ter adorado a ideia, rolou uma certa preguiça de remodelar o quarto todo dele. Afinal, era o único cômodo da casa que estava pronto, e ele tinha acabado de ganhar um cantinho de brinquedos na sala de TV.. Quem sabe, quando e se o/a segundo/a pequeno/a vier, e tivermos que reorganizar a disposição dos quartos da casa. O que no momento é quase um assunto de ficção científica. Let´s focus on now, shall we?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário