terça-feira, 20 de agosto de 2013

Elementar, meu caro Watson!

Apesar da minha insatisfação profissional já ter se instalado há algum tempo, foi só no ano de 2012 que eu decidi que tinha que fazer algo a respeito. Mas me concentrar nisso não foi uma tarefa muito fácil, eu estava planejando meu casamento, e preciso admitir que era muito mais divertido pensar no casório do que nos meus problemas.. Havia algum tempo já que eu vinha coletando fotos de vestidos, detalhes decorativos, ou qualquer outra coisa que pudesse servir como referência para o grande dia. Adorava fuçar os sites atrás de fotos de decoração, e tinha uma boa ideia de como eu queria a minha. Depois de escolher a decoradora e discutir com ela os detalhes de como seria, eu decidi que não deixaria tudo na mão dela. Havia uma foto em especial da qual eu tinha gostado muito, e queria fazer algo parecido, mas queria eu mesma fazer. Enquanto eu ía criando os detalhes e escolhendo o material, comecei a dividir com o respectivo as minhas ideias, contando para ele como iria ficar, orgulhosa de poder participar ativamente da decoração do meu casamento e empolgada com todo o processo criativo. Ele sabia da minha insatisfação no trabalho, sabia que eu não aguentava mais e precisava mudar, mas que eu não sabia como. Numa dessas vezes que conversávamos sobre a decoração, ele me olhou e, como se fosse a coisa mais óbvia do mundo, perguntou: por que você não trabalha com isso? Damn, como eu não tinha pensado nisso?! Eu realmente estava adorando todo esse trabalho criativo, fazia o maior sentido. Tá aí uma coisa que eu realmente gostaria de me dedicar! Ok, primeira pista decifrada: eu quero trabalhar com isso. Hm, tá. Mas, o que é exatamente esse "isso"? Poisé..
Mas voltando a minha ideia, quando comecei a pesquisar as coisas do casamento, essa foi uma das primeiras fotos que eu vi e adorei. Sabia que iria querer algo assim no meu casamento, independentemente de como fosse o resto da decoração.
Essas molduras simplesmente me fizeram suspirar. O detalhe das florzinhas e das rendas traziam exatamente o ar romântico e delicado que eu queria. E com essa ideia na cabeça eu comecei a criar o meu próprio "canto das molduras". Decidi que elas ficariam penduradas na frente de uma parede, com um fundo de tecido adasmacado para dar um ar retrô. Seriam nove molduras, sendo uma central e de tamanho maior, quatro médias e quatro menores. Na maior e nas quatro médias eu aproveitaria para colocar fotos nossas, já que não colocaríamos mais nenhuma foto em nenhum outro lugar da decoração. Para as molduras pequenas, eu resolvi criar algum detalhe diferente, usando a ideia da renda e das florzinhas da foto original. Comprei as molduras de gesso num site da internet (não lembro qual..), todas com estilo provençal para manter o ar romântico, e pedi para uma tia que trabalha com artesanato me ensinar como eu deveria pintar para deixar com o tom envelhecido que eu queria. Por fim, escolhi as fotos e dei um pulo na 25 de março comprar os aviamentos necessários.
A moldura pequena à esquerda é o protótipo que a minha tia fez para mim.
Material comprado, mãos à obra. Para deixar as molduras na cor que eu queria, passei uma mão de tinta branca, depois betume (que dá esse efeito amarronzado) e, para finalizar, uma camada de cera. Acabei optando por deixar as molduras num tom mais escuro do que a minha tia tinha feito, achei que contrastaria melhor com o fundo de tecido que eu tinha escolhido (só precisei diminuir a quantidade de cera passada no final).

Essas foram as ideias que eu tive para os quadrinhos. O buquê de rosinhas e a renda foram adaptados da foto original, essa etiqueta "love" eu encontrei num site por acaso, e os corações do canto eu vi no Pinterest (de cartolina, super simples de fazer). 
E esse foi o resultado final!

A decoradora só não posicionou muito bem os vasos, que acabaram escondendo dois quadros de fotos. Eu teria feito a disposição diferente, mas tudo bem..
 







Sogrão contando para os convidados que os quadros eram obra minha ;)

The happy couple!
Não tem como explicar quão feliz eu fiquei de chegar lá na festa e ver o resultado do trabalho que eu tinha feito. Sem contar que é muito mais gostoso poder participar dos preparativos do casamento não apenas pagando, mas criando algo seu. Torna tudo muito mais especial!
Já quanto ao que fazer da minha vida profissional, continuo sem saber. Mas ao menos eu descobri que o que eu sentia falta no meu trabalho era desse processo criativo. O que já é um primeiro passo! Todos os caminhos começam com um primeiro passo. É um tanto quanto assustador recomeçar do zero a essa altura do campeonato. Mas eu me convenci de que não preciso saber desde já exatamente onde quero chegar, afinal de contas eu também não sabia onde eu queria chegar quando escolhi a faculdade que ía fazer aos 17 anos de idade. E se isso não me impediu de apostar tudo naquela época, porque deveria me impedir agora? Vou dar um passo de cada vez, sem pressa, e quem sabe o próprio caminho acabe por me mostrar o que devo fazer a seguir!..



4 comentários:

  1. Lindo sys!!! Parabéns pela inciativa e pela coragem de se escutar e seguir o seu caminho para o que você realmente gosta. So posso desejar muito sucesso... e sei que ele virá, afinal, competência, vontade e bom gosto não te faltam!. Prova disso foi essa casório lindo que você organizou! Parabéns pelo primeiro post!. Love you!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Manu!!

    Gosto muito de ler o que escreves, me faz refletir! Já passei pela experiência de mudança radical de carreira, em outras proporções, mas é preciso coragem pra iniciar algo novo. Não pense que vais começar do "zero", como eu pensava também. Podes ter certeza que a experiência que já tens lidando com pessoas e situações diversas já é um grande passo, talvez metade do caminho. A parte "técnica" aprendemos rápido. Aliás aprenderemos todos os dias... e isso é o máximo! És inteligente, determinada e criativa, grandes características que não poderiam ser desperdiçadas!

    Sabes que, há 22 anos, podes sempre contar comigo!

    Beijos friend!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati querida, muito obrigada! Significa muito para mim ter o apoio das pessoas que sempre estiveram do meu lado! Espero que tenhas razão e que eu já esteja mesmo na metade do caminho heheheh Mas de verdade, adorei teu comentário, thanks!! ;)

      Excluir