terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tile me up!

Quando eu era criança, meu pai trabalhava no Banco do Brasil e foi transferido algumas vezes. Eu era muito pequena na época, não lembro direito como foi ter que mudar de cidade várias vezes, a adaptação ao novo colégio, fazer novos amigos. Minhas irmãs, mais velhas do que eu, sentiram bem mais os problemas dessas mudanças. Mas, ainda assim, mudar de cidade com frequência deixou uma marca em mim. Desde então passei a ter aversão. Tudo que eu queria era poder fincar meus pés num lugar e ali fazer minha morada até o fim dos tempos. Mas a vida, essa traquinas, veio e cagou na minha cabeça. Fez com que eu me apaixonasse por um ser itinerante, que ainda não conseguiu ficar parado na mesma cidade por mais de 2 anos desde que se formou na faculdade. Oh, the irony. Poisé, talvez esse tenha sido o jeito que a vida encontrou de me mostrar que não adianta nada eu querer controlá-la. Que vale muito mais a pena manter a mente aberta do que se prender a antigos traumas que você nem sabe direito porque os tem. Não que isso seja fácil. Tive algum tempo de relutância até perceber que eu perderia muito se não aprendesse a me adaptar. E foi assim que eu vim parar na terceira cidade que eu moro nos últimos quatro anos. E quer saber? Eu aprendi a gostar disso. Aprendi a aproveitar o que cada cidade tem de melhor, a mudar meus hábitos, conhecer novas pessoas. Por cada cidade que eu passo, acabo mudando um pouquinho de mim. E acho que isso é bom. Aliás, já não acho que faça o menor sentido isso de querer ficar numa mesma cidade pro resto da vida. O mundo é grande demais, e eu jovem demais para ter raízes (e ai daquele que disser que 28 não é jovem!).
Lógico que nem tudo são flores. Com todas essas mudanças, ainda não conseguimos estabelecer um canto nosso. Como não fazemos ideia de quanto tempo ficaremos por onde passamos, não achamos que vale a pena investir muito numa casa. Sabe-se lá quando teremos que levantar acapamento de novo. Assim, é muito mais fácil só alugar um lugar, e tentar deixar o máximo possível com a nossa cara. Aqui em Resende, para benefício do nosso pequeno (esclarecendo, é um pequeno peludo, por enquanto é o que tem de criança nessa família.. esclarecendo um pouco melhor, nosso peludo não é nada pequeno, mas enfim..), decidimos alugar uma casa com quintal. De todos os lugares onde eu já morei, esse é com certeza o lugar que eu mais me sinto em casa. Eu simplesmente adoro a nossa casinha. É pequena, mas aconchegante. Na verdade, pequena não, do tamanho certo. Depois de tanto tempo em apartamentos, adoro poder sentar no quintal e aproveitar o sol enquanto brinco com o pequeno. Abrir todas as janelas e deixar a luz entrar. Aliás, nunca tive tantas plantinhas em casa. Tô até planejando uma hortinha.. É, não tinha lugar melhor para eu passar meu período sabático.
Lógico que, como qualquer residência, tem várias coisas que eu gostaria de melhorar. O exterior está um pouco descuidado, as paredes precisam de uma pintura nova, e o quintal merecia um belo projeto paisagístico. Mas né, de novo, não posso investir tanto num lugar que não é meu e que eu nem sei quanto tempo vou ficar... O jeito é tentar dar uma melhorada sem gastar muito. De todas as paredes que deveriam ser pintadas, uma me incomodava mais do que todas. Talvez por ser a parede que fica logo quando eu abro a porta dos fundos, que eu costumo deixar aberta enquanto estou na cozinha, de modo que a parede fica ali exposta, me encarando, pedindo por socorro. Resolvi fazer algo por ela. Mas não dava para pintar só a coitada e não pintar o resto. Foi aí que eu vi algumas fotos (adivinha onde?!) que me deram a solução: composé de azulejos!






 

 
 



Preciso desesperadamente desses azulejos florais!!
Acabei encontrando (aqui) um papel de parede adesivo imitando azulejos que se encaixava perfeitamente no que eu queria! Antes de aplicar o adesivo, dei uma boa lixada na parede, para facilitar a adesão do papel, e limpei com uma esponja úmida. Depois, montei o composé no chão (os azulejos vem separados um por um) para não me perder durante a aplicação.
Antes
Depois
Tinha adesivo para ir até o teto, mas achei que colocar só até a altura da porta fez mais sentido esteticamente. Também, dali para cima a parede está bem conservada. Até troquei o badulaque da porta. Tirei as borboletas chinesas e coloquei essas corujinhas de patchwork que compramos numa feira de artesanato em Floripa, acho que combinaram melhor. Ah, pra finalizar e ajudar a manter o adesivo colado, passei duas mãos de verniz, assim protege da umidade, chuva, etc, e dá um acabamento brilhoso mais bonito.

Quem não tem o próprio canto, onde possa fazer reformas sem dó sabendo que é um dinheiro bem investido, sabe como é difícil ter que se conter para arrumar a casa do seu jeito. Mas há maneiras criativas de dar a sua cara a um lugar que não é seu. E, o melhor de tudo, sem gastar muito! Eu ainda sonho um dia conseguir voltar para o sul, ter uma casona com um gramado lindo que eu possa encher de cachorros (ou quantos o respectivo permitir), onde meus filhos possam crescer, e eu possa me divertir decorando, reformando, sem limites para podar minhas asinhas. Mas não agora. Sei que ainda temos um caminho a trilhar até lá. E, sinceramente, espero que a vida continue me levando a lugares que nunca imaginei. Vida querida, me surpreenda! Afinal, como diria um dos meus gordinhos preferidos: pra onde você for, lá pra mim já é... 

4 comentários:

  1. Sintonia total sys... foi exatamente isso eu trouxe de SP (da Benedito Calixto) para aplicar na minha cozinha (onde tem o painel atras do fogão e da pia). Trouxe um de ladrilho do Porto, maravilhoso.
    Quando aplicar te mando a foto!. hehehehehehhe
    Ta lindo teu blog!. To adorando!. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?? Me manda logo a foto, tô curiosa!! Obrigada pelo carinho sys ;)

      Excluir
  2. Oi MAnu, é a Lu irmã do Cecel. Adorei seu blog!!! Me identifiquei bastante sabia? Inclusive, eu fiz em casa na parede da pia que fica ao lado da churrasqueira, uma composição de azuleijos antigos todos diferentes! Comprei numa loja de azuleijos velhos em Buenos Aires (onde moro, claro), porém um azueijo eu trouxe de Portugal (lá tudo é de azuleijo). Ficou lindo! Parabéns pelo casório e pelo blog! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!! Fiquei bem feliz de saber que você se identificou e gostou do blog!! E fiquei curiosa para ver como ficou essa sua parede heheh eu, sou bem suspeita, acho lindo essas composições com azulejos.. bjos!!

      Excluir