terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cadê Tereza? Onde anda a minha Tereza?

Um dos melhores benefícios de morar em Resende, é que fica a uns 160km de uma das cidades que eu mais gosto: o Rio de Janeiro. A primeira vez que eu fui para o Rio foi no carnaval de 2011, e eu me apaixonei instantaneamente pela cidade. As praias, o clima, as construções históricas, o relevo, a noite carioca, tudo me encantou. Mas de todos os lugares que visitamos, o que mais me fez suspirar foi o bairro de Santa Teresa. Santa Teresa foi uma das primeiras expansões da cidade para fora do núcleo inicial de povoamento, hoje é um bairro da zona central do Rio. Na época (Séc. XVIII) o bairro foi habitado pela classe alta carioca, o que explica a existência de vários casarões e mansões de inspiração francesa que continuam de pé e dando charme ao bairro. Santa Teresa já perdeu o seu status de bairro nobre, assim como vários outros bairros históricos cariocas, mas acabou se tornando um bairro de interesse cultural e turístico. São vários restaurantes, bares, cafés, lojinhas, de aspecto histórico e rústico, que convidam para uma tarde de passeio. 
Na verdade, Santa Teresa foi uma descoberta meio sem querer para mim. Fomos até lá mais com o objetivo de andar de bondinho sobre os Arcos da Lapa, e terminar o passeio descendo a escadaria de Selarón (aquela famosa cheia de azulejos, onde o U2 e o Snoop Dogg já filmaram partes de clipes). Passear pelas ruazinhas de Santa Teresa era só o meio do passeio. Um mero coadjuvante. Mas que brilhou a ponto de roubar a cena do protagonista e ser indicado ao Oscar no seu lugar. Um bairro cheio de vielas e ladeiras, preenchidas por casas antigas com suas fachadas históricas, lojinhas de artesanato incríveis e restaurantes convidativos te chamando para sentar, tomar uma boa cerveja e passar o resto do dia ao som de um sambinha. Um lugar para se perder, caminhar sem rumo e sem horário, absorvendo todo aquele ar retrô. É tanta coisa linda e inspiradora que dá vontade de levar um pedacinho de cada esquina de Santa Teresa para dentro de casa. Acabei o passeio desejando nunca ter que ir embora. Felizmente, agora ficou muito mais fácil voltar lá. E, no sábado que passou, nós voltamos. Uns amigos nossos, sabendo que estaríamos no Rio, nos convidaram para almoçar em Santa Teresa. Melhor convite ever.


   
 

Para brindar nossa visita, quatro miquinhos ficaram brincando loucamente pelos galhos das árvores que estavam ao nosso redor. Infelizmente, eles eram rápidos demais para a nossa câmera..
Mico camuflado.

"Si vino al mundo y no tuma vino, para qué vino!"
 





 


"Sagrado é o que você sente."
 








Como tínhamos combinado com um amigo do respectivo de irmos num jogo no Maracanã no final do dia, e como perdemos a noção da hora (tanto que nosso almoço acabou se estendendo até o café da tarde), não tivemos tempo para bater pernas pelas ruazinhas. Por isso, consegui tirar fotos apenas do restaurante onde fomos (esse aqui), e de algumas coisas que eu vi no caminho entre o restaurante e o nosso veículo. Mas deixo aqui algumas imagens que achei na internet para aguçar a sua vontade de conhecer Santa Teresa..












Parque das ruínas. Vale muito a visita!
 
Como se nossa tarde já não tivesse sido incrível, e eu já não tivesse de novo enchido meu coração de amor por essa cidade maravilhosa, eis que, quando estávamos a caminho do Maraca, no metrô, me deparo com um senhorzinho no seu melhor estilo bohêmio, trajando chapéu de palha, terno branco, e sapato bicolor combinando com a camisa.
Tentativa não muito bem sucedida de tirar uma foto disfarçada..
Tem como não amar uma cidade assim? I ♥ Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário