terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Away with the summer days.

O inferno se instalou por aqui. Faz algumas semanas já. Sol de fritar, de fazer arder até o pensamento. É o verão que se aproxima. Como boa brasileira que sou, eu deveria adorar o verão. Só que não gosto tanto assim. Mas antes que você, praieiro(a) convicto, comece a me xingar, eu explico. O verão seria minha estação preferida se eu pudesse passar meus dias largada na praia, tomando banho de mar e caipirinhas debaixo de uma boa sombra. Mas ter que fazer as coisas do dia a dia com esse sol rachando o cocoruto é apenas cruel. Ainda mais que eu tenho pressão baixa. Já perdi as contas de quantas vezes desmaiei por causa do calor. Até mesmo a praia, que por sinal eu adoro, fica mais gostosa no outono. Mais vazia, mais suave. Por essas e outras que sou adepta das estações amenas. Gosto mesmo daqueles dias em que sentir o sol esquentando a pele é uma sensação agradável, e não sufocante. De dias em que é possível sentir os primeiros ares frios do inverno chegando, fazendo casacos saírem do armário para se juntar a vestidos, saias e shorts. Gosto mesmo é do outono, de sentir o calor se tornando frio..
Mas eu preciso ser justa. O verão não se resume a sofrer debaixo de um sol escaldante. Dias mais longos, poder ficar até às oito da noite na praia esperando o sol se pôr, roupas mais leves, a beleza da pele bronzeada, as promessas de um ano novinho em folha nascendo, devorar uma melancia inteira bem gelada, tomar banho de piscina na chuva, ... Coisas que só no verão. De tudo que a estação do calor traz, o que com certeza eu mais gosto são as cores. No verão as cores ficam ainda mais coloridas, mais intensas. Poucas coisas traduzem tão bem o verão quanto um tecido floral estampado com todas as cores do arco-íris. Poucas coisas traduzem tão bem o verão quanto a boa e velha chita. E nada deixa uma decoração tão alegre e tão tropical quanto uma boa almofada de chita. Ou um puff. Ou uma cortina. Ou..





























Chita é um xodó meu. Quando me formei na faculdade, eu e duas grandes amigas fizemos um jantar num restaurante na beira do mar lá em Floripa. Nos formamos em março, e lembro que estava um calor tão grande que meu cabelo virou um bolo de nó com o suor. Para combinar com o visual da praia, decoração de chita. Super simples, feita pela mãe de uma amiga minha. Simples, mas perfeita.





Minha família gostou tanto da decoração, que levou para casa vários dos vasinhos que tinha por lá. Tem vasinhos de chita espalhados pela casa das tias/primas/irmãs/mãe até hoje..
Doces memórias. Apesar de todo o incômodo que o calor traz, há memórias e momentos que só um bom verão consegue nos proporcionar. Faltam apenas poucos dias para ele chegar mais uma vez. Embora a sensação por aqui seja de que ele já chegou faz tempo. Mas tudo bem. Quanto mais perto do verão nos chegamos, mais próxima eu fico de matar a saudade da minha família, dos meus amigos, da minha terrinha e das praias onde eu cresci. So come in, sweet Summer. But please be gentle..

Nenhum comentário:

Postar um comentário