terça-feira, 3 de dezembro de 2013

There once was a shining Christmas tree.

Então é Natal. E o que você fez? O ano termina e nasce outra vez.. Faz alguns dias que ouço essa música tocando em cada 11 das 10 lojas pelas quais passo no centro. Sinal eterno e apocalíptico de que o ano acabou. Simone é tão símbolo Natalino quanto o Papai Noel. Não sei nem dizer quem veio primeiro. Tanto o velhinho rechonchudo distribuidor de presentes quando a ilustre e pegajosa música habitam minhas mais remotas memórias de infância. Isso sem contar que ambos só dão as caras no mês de Dezembro. Vai saber, talvez eles sejam afinal a mesma pessoa.. Digressões à parte, o fato é que já estamos nos 45 do segundo tempo de 2013. A essa mesma época do ano passado, o respectivo estava recebendo uma nova proposta de emprego e nós estávamos planejando uma viagem até a distante cidade de Resende para procurar uma casa. E, agora, aqui estamos, nos sentindo mais em casa do que nunca. É assustador como esse ano passou rápido. E dizem que a tendência é passar cada vez mais à medida que envelhecemos. Tenho medo dessa perspectiva..
Mas ainda não é o momento de fazer uma retrospectiva. De pensar em tudo que se planejou para o ano, o que de fato se conseguiu realizar. Pesar as coisas boas e as ruins e pensar no ano vindouro. É hora de encher a casa de enfeites coloridos, pisca-piscas e guirlandas. Na tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é o primeiro domingo do advento, ou seja, o domingo que acabou de passar, 02/12. Eu acabei me adiatando um pouco e montando nossa decoração natalina no decorrer da semana que passou. Não tenho uma daqueles pinheiros lindos que vai do teto ao chão. Minha decoração é singela, mas é um dos meus grandes amores. Eu comprei esses enfeites ainda quando morava em Blumenau, no meu primeiro Natal morando longe da família. Naquele ano, minha mãe, irmã e marido (na época namorado) decidiram ir passar o Natal comigo. Como eu não queria uma casa sem graça, mas não tinha espaço sobrando nenhum para preparar uma senhora decoração, decidi procurar algo que alegrasse a casa, sem atulhar. Acabei encontrando um feirinha de artesanatos linda que tinha tudo que eu queria. Achei uma mini árvore que eu poderia colocar na bancada que dividia a sala e a cozinha e uma infinidade de enfeites fofos. Para brincar com o tamanho do pinheirinho, achei divertido comprar enfeites grandes que quase enchiam a árvore sozinhos. Para fechar, laços com estampa xadrez, um presepinho, e algumas velas. Quando estava quase indo para casa, dei de cara com um Papai Noel de pendurar que fez meus olhos brilharem. O Papai Noel mais cute que eu já tinha visto na vida! Pronto, minha casa estava alegre suficiente para receber minha família. Tenho tanto amor pelos meus enfeitinhos natalinos que levo eles comigo para onde vou. Até já tenho espaço para um daqueles senhores pinheiros, mas continuo dando preferência ao meu mini. E adoro ficar admirando ele. Me faz sentir toda aquela alegria festiva que nos cabe sentir nessa época. My first and lovely xmas tree!
Cantinho natalino da casa. Meu mini-pinheiro e alguns enfeites trazidos junto de Blumenau. Na parte de baixo, o presépio e o globo de neve o respectivo trouxe de uma viagem que fez para a Alemanha.

Enfeites grandes para minha pequena árvore.

Esse Papai Noel é o amor da minha vida.

Talvez eu não seja a única a ter enfrentado esse problema de falta de espaço. Os apartamentos estão ficando cada vez menores e temos que nos adaptar a isso. Mas, se não dá para ter um daqueles lindos pinheiros gigantes, com certeza dá para deixar nossos cantinhos com espírito natalino usando um pouco de criatividade..

 














Porque até o banheiro merece uma decoraçãozinha natalina.








Pinheiro de washitape.













Lembro quando eu era pequena, das árvores que minha mãe montava, com enfeites de Papai Noel de chocolate (que a gente comia escondido e quase sempre acabavam antes do Natal chegar), do pinheiro natural que ela tinha e mantinha num vaso da sacada o ano inteiro para colocar na sala quando chegava Dezembro. Dos infinitos enfeitinhos de madeira imitando soldadinhos, bonecos de neve, presentes, estrelas e bons velhinhos. Da minha felicidade quando chegava o final do ano e era hora de montar a decoração. Eu cresci, e agora tenho meu próprio canto e minha própria árvore para enfeitar. E a verdade é que, com mini-árvores ou pinheiros gigantes, decorar a casa para o Natal será sempre um dos meus momentos preferidos do ano. Sem a Simone cantando, de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário