terça-feira, 18 de março de 2014

Stairway to heaven.

É assunto recorrente por aqui minha paixão por Sta Teresa. Eu tô ficando chata e repetitiva já, eu sei. Mas eu não posso evitar, é um dos meus lugares preferidos no mundo. E lá de Santa vem a minha inspiração para o post de hoje. Quando eu estive lá pela primeira vez, um dos pontos que eu estava mais ansiosa para conhecer era a escadaria Selarón. Lembro que nós decidimos deixar a escada para o final do passeio, passeando pelas ruazinhas até chegar no topo da escada, e descer curtindo o seu visual. Só que quando nós começamos a descer os degraus, eu olhava ao redor e me perguntava: "cadê todo aquele colorido que eu esperava??" Demorei um pouco até me dar conta que era só olhar para trás para ver. Os azulejinhos coloridos são todos aplicados no espelho da escada (aquela parte vertical que liga um piso ao outro). Moral da história: nós erramos o roteiro. A escadaria é muito mais linda olhando de baixo para cima, e não o contrário. Nada que não pudesse ser resolvido, descemos alguns e degraus e pudemos curtir toda beleza do lugar.
O chileno Jorge Selarón é o artista responsável por essa belezinha. Foi no ano de 1994 que sua obra começou. Jorge decidiu azulejar os degraus depois de os moradores terem decorado a escadaria com as cores verde e amarelo celebrando a Copa daquele ano. Foi um trabalho solitário, financiado com o dinheiro que ele fazia vendendo suas obras e eventuais doações. Atingiu a meta de cobrir todos os 215 degraus antes de 2000, sendo que a partir daí passou a ornamentar as calçadas laterais e tudo mais ao redor. Quando a escadaria se tornou um ponto turístico, fãs do mundo inteiro passaram a lhe enviar azulejos. No final das contas, Jorge chegou a ter mais de 2.000 azulejos de 60 países diferentes. Eu adoro esse lugar. Sempre que posso, levo minhas visitas lá para conhecer. E sempre acabo reparando num azulejo novo. Se bem que né, eu precisaria de mil idas lá para reparar em cada azulejinho existente..
Eu nunca tinha morado numa casa com escadas antes, até vir para Resende. Eu também nunca tinha pensado na possibilidade de decorar os degraus, até conhecer a obra de Selarón. Não, eu não sou louca de pensar que eu seria capaz de fazer uma coisa assim. Já essas..




Motivacional.


Chevron.





Bookcase stair.



Rainbow stair.




Fun.

Love it!

Amei tudo, da cor da escada, ao armarinho decorado.

Não sei onde fica, mas preciso conhecer esse lugar!





Chevron & Adesivos.










Chalkboard stair.


Vivendo e aprendendo que dá para transformar qualquer canto da sua casa, até mesmo aqueles que geralmente passam batido, numa possível obra de arte..

Nenhum comentário:

Postar um comentário