quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Neverland.

Dia 12 de outubro se aproxima. Para os devotos, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Para os menos religiosos, dia das crianças. Timelines de todos as redes sociais pipocando com fotos fofas de pessoas na sua mais tenra idade. Fico me perguntando: será que nós nos lembramos do momentos em que deixamos de ser crianças? Será que nós escolhemos de alguma forma esse momento, ou ele aconteceu sem a gente ter percebido? Eu não lembro do momento que deixei de ser criança. Lembro que eu brinquei de barbie até a adolescência. Devo ter sido uma das últimas entre meu grupo de amigas que deixou as brincadeiras de lado. Não tive a menor pressa. Meu primeiro beijo foi aos 12 anos, mas eu lembro que não achei muita graça naquilo. Preferi voltar para as minhas barbies. Só fui me interessar por meninos de novo lá pelos 14 anos. Houve um tempo em que eu tinha até vergonha disso, de ter demorado a amadurecer. Hoje eu vejo que as coisas aconteceram comigo no seu devido tempo, e sou muito grata por não ter me atropelado tentando crescer. 
Por que será que, quando somos crianças, não vemos a hora de crescer? Acho que se tivéssemos noção de que como realmente é ser adulto, teríamos prolongado bem mais essa fase deliciosa. Quem não gostaria de tirar uma folguinha dessa rotina de responsabilidades, preocupações com contasXdinheiro, cansaço do trabalho, cuidar da casa, etc.? Voltar por alguns dias para um tempo em que nossa maior preocupação era a prova de matemática da semana seguinte, em que a podíamos passar a tarde toda na frente da TV revezando entre a 'Sessão da Tarde' e um cochilo, ou na casa de algum amiguinho trocando figurinhas, brincando de carrinho/boneca, ou seja lá o que for. Me diz que você não sente um aperto no coração quando vê aquelas fotos que reúnem imagens de coisas para lembrar o quanto você envelheceu. Lego, massinha de modelar, aquaplay, ursinhos carinhos, He-man e She-ra, Smurfs, Snorks, Turma do Balão Mágico, o Mundo de Beakman (), barbies, boneca Moranguinho, pequeno pônei, tazos, Snoppy, Xuxa, Mara Maravilha, Chaves, Comandos em ação, Caverna do dragão, Fofão, os Trapalhões (quando ainda contavam com o Zacarias e o Mussum), genius, gato-mia, pique-esconde, pogobol, Topo Gigio, Atari, lango lango, Ursinhos Gummy, ... Quantas dessas coisas fizeram parte da sua infância e você suspira só de lembrar?!
Eu acho que o processo de amadurecimento acontece exatamente de maneira oposta à lapidação de um diamante. Nós começamos puros, lindos, e à medida que crescemos, as mágoas e as dificuldades que enfrentamos nos tornam brutos. Nada mais justo. Crescer não é uma tarefa fácil. Geralmente vem associada a traumas e decepções. Felizes daqueles que conseguem, apesar de todos os pesares, manter dentro de si aquela criança que um dia foram. Que conseguem ouvi-la de vez em quando, deixando as preocupações da vida adulta um pouco de lado. Que conseguem se permitir a fazer algumas brincadeiras, seja com o seu filho, cachorro, gato, ou até mesmo com seus amigos, namorado(a). Que conseguem se admirar com as pequenas coisas, como as crianças costumam fazer. Que conseguem dar risada das coisas mais bobas possíveis, e ver beleza nas coisas mais improváveis.
E já que elas são as homenageadas da vez, que tal transformar a brincadeira delas em arte para decorar a casa?! 



Entre as fotos, o desenho de uma criança sobre a sua família.
 





Existem empresas especializadas que transformam desenhos de crianças em almofadas e bichinhos de pelúcia. Sensacional!
 



So cute!




Papel de parede 'desenhável'.

















Crianças jamais deveriam ser forçadas a crescer antes da hora. E nós deveríamos olhar com mais carinho para essa fase da vida. Experimente emoldurar um desenho do seu filho, pendurar na parede e ver como ele se sentirá. Minha aposta: ele se sentirá incrível. Como um verdadeiro artista. Eu ainda não tenho filhos. Mas espero que, o dia que tiver, eu consiga aproveitar ao máximo esse tempo deles. E consiga mostrar a ele(a) o quão realmente especial é essa época da vida. Enquanto isso, vou cuidando da minha própria criança. Espero que ela continue comigo o resto da minha vida. E espero conseguir deixá-la orgulhosa do adulto que ela acabou se tornando!..

2 comentários:

  1. Linda ideia sys! Vou guardar para os pimpolhos! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de lindo, deve fazer um bem pra auto estima da criança né?! Tb vou guardar pros meus hehehe

      Excluir