quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Too cute to spook.

Desde o início do mês, imagens de abóboras decoradas, fantasmas, morcegos e esqueletos tomaram conta do Pinterest. Obsessão dos gringos por Halloween is in the air. De todas as coisas que nós imitamos deles (e olha que são muitas), não consigo entender porque não importamos também essa festa. Lembro que quando eu era criança, eu e minhas amigas até tentamos passar de porta em porta fantasiadas pedindo doces no prédio onde eu morava. Mas não era a mesma coisa, não tinha a mesma comoção. O sentimento era mais de vergonha de bater na porta alheia pedindo comida, do que a alegria de estar participando de uma festividade completamente normal. Alguns vizinhos até nos recebiam com olhares estranhos. Mas a minha felicidade maior não era me deliciar com os doces recebidos. Era me fantasiar. Colocar a criatividade em ação e imaginar qualquer coisa que eu gostaria de ser. Sempre adorei isso. Se eu morasse num desses países com forte tradição em Halloween, certeza que seria uma dessas loucas que passa um tempão arquitetando uma fantasia, pensando em ideias diferentes e originais, dessas que arrasta o respectivo junto porque couples costumes são muito mais legais. Seria daquelas que enfeita a casa inteira, que esculpe caras risonhas em abóboras (ou que ao menos tenta esculpir porque, convenhamos, não deve ser nada fácil), e que enche o armário de doces para poder fazer a alegria dos pequenos que baterem à porta.
O Halloween na verdade tem origem celta, e costumava ser a celebração do final do verão e o início de um novo ano. Era também uma festa de culto aos mortos, que acabou se mesclando com o dia de Todos os Santos do catolicismo. Assim como tantas outras celebrações, muito se perdeu da cultura original. Hoje o Halloween é praticamente lembrado apenas como um dia de fantasias e distribuição de doces. Mas também, quem se lembraria de antigos cultos celtas com tantas coisas lindas assim?!


































Tá, não acho certo esquecermos as origens culturais de nenhum tipo de festividade ou comemoração. Mas adoro todas essas decorações. Me faz querer me transportar para os EUA, ou Reino Unido, ou qualquer outro lugar que comemore o Halloween por pelo menos esse dia. Me faz querer ter uma pimpolhinha dessas para desfilar por aí assim:
Sério, todo meu amor por essa criatura. Have a killer day this Halloween!

Nenhum comentário:

Postar um comentário